“Dados são a base de toda a era digital e um grande diferencial das empresas que os usam em seu favor, mas essa é a realidade de 1% das empresas, talvez”
“Antes de mexer em ferramenta precisamos ajudar os gestores a definir quais indicadores são os mais importante para avaliar sua performance”
Sobre
Me chamo Anderson Fagundes, gaúcho de Santa Maria/RS, atualmente sou CEO e founder da Lume - Growth Partner, consultoria especializada em SEO (search engine optimization) e Analytics, empresa que fundei há 8 anos com meu sócio Cristian Magalhães.
Formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS em 2008, ex-designer para web em projetos para Caixa Econômica Federal e Terra. Comecei a estudar SEO e arquitetura de informação e em 2010 tive a primeira oportunidade de trabalhar em uma agência digital pioneira em Search Engine Marketing no Brasil. Depois de alguns anos de agência, atuei como SEO dentro das Lojas Renner, na área de e-commerce.
Início da jornada em SEO
Unindo as experiências como agência e como cliente, me apaixonei pela área e resolvi atuar como consultor independente. Em 6 meses depois eu já não dava mais conta da demanda, e convidei meu sócio, Cristian, para empreendermos juntos.
💻 Como SEO utilizamos diariamente o Google Analytics para analisar os resultados dos projetos, e assim tomei gosto por análise de métricas e pela ferramenta em si, atuando desde 2013 na instalação de tags no Google Tag Manager.
De 2014 a 2019 mantivemos a Lume somente entre nós dois. Mas ao perceber que o mercado crescia, assim como a demanda pelos nossos serviços, e que a concorrência não crescia na mesma medida, entendemos que havia uma grande oportunidade de expansão da empresa. Então, em 2020 anunciamos um reposicionamento da Lume e que sairíamos do anonimato para crescer a empresa. Nestes 2 anos já somamos um time de 20 pessoas e superamos 2 Milhões em faturamento anual.
Os desafios
No início era um grande desafio vender projetos de SEO. Assim, entregávamos projetos pontuais ou consultorias de longo prazo para entregar resultado aos clientes. Uma parte muito importante deste processo é desenvolver a cultura de SEO dentro das empresas, dando treinamentos para que entendam como SEO permeia diversas áreas dentro da empresa, e ajudando nosso cliente e seus times a absorver processos internamente para que a sua parte do trabalho também seja realizada. Sempre nos realizou demais estar dentro das empresas, conhecendo a operação e as pessoas, podendo levar contribuições pessoalmente.
Ao longo dos anos o mercado ficou mais maduro, já conhecia SEO, sabia do que se tratava, já havia testado algumas agências digitais e passou a querer ter os profissionais internamente.
👉 Neste momento, a dor do mercado deixa de ser alguém para entregar resultados externamente, e passa a ser selecionar bons profissionais, dar a estrutura e ferramentas necessárias para este profissional trabalhar, e saber avaliar se as entregas e resultados estão adequados e alinhados com a experiência da empresa.
Apesar das imensas oportunidades do mercado, a dificuldade em escalar uma operação de SEO e Analytics sempre foi a mão-de-obra. Os profissionais em geral tem pouca experiência, em média 2-4 anos, e atualmente já recebem bons salários dada a escassez destes profissionais e a grande quantidade de empresas contratando.
Aprendizados
Nos tornar cada vez mais profundos e especialistas nas nossas áreas de atuação, SEO e Analytics, tem sido uma saída importante para entregar serviços de qualidade. Continuamos crescendo em um mercado com apenas poucos e bons concorrentes.
Algo que sempre recomendo para as empresas é que busquem mais especialistas e menos generalistas. Quando você tem um problema no dedo, você procura um médico ortopedista especialista em mãos, e não um clínico geral, certo?
Diante do desafio de ajudar as empresas a internalizar SEO, fomos pioneiros no Brasil oferecendo o Outsourcing de SEO, ou seja, a alocação de profissionais selecionados e formados pela Lume para atuar full time no cliente.
👉 Dados são a base de toda a era digital e um grande diferencial das empresas que os usam em seu favor, mas essa é a realidade de 1% das empresas, talvez. Algo que ouvimos com frequência é "não confio nos dados do meu Google Analytics", e com isso vemos diversas empresas tomando decisões baseadas em dados incorretos.
Já fizemos dezenas de auditorias de Analytics mas percebemos que antes de mexer em ferramenta precisamos ajudar os gestores a definir quais indicadores são os mais importante para avaliar sua performance. Assim, criamos um setup completo de Google Analytics definindo KPIs, auditando instalações, documentando tudo, ajustando o necessário, ampliando a coleta de dados de forma bem avançada, para entregar um dashboard com uma visão de dados rápida e prática para cada gestor.
Com a evolução e maturidade do mercado somente finalizar o setup deixou de ser suficiente e passamos a ter que atuar na manutenção de toda a estrutura de Google Analytics e Tag Mananger, entregando também instalações funcionais de tags de mídia como Google Ads e Facebook. Assim nasceu a Governança de Analytics na Lume.
A qualidade e reconhecimento do nosso trabalho cresce ano a ano, a ponto de chegar até nós a oportunidade de entregar projetos para Estados Unidos e Europa através de agências globais ou empresas com atuação multinacional. Deu aquele friozinho na barriga mas tivemos excelentes feedbacks dos clientes gringos, que foi uma validação muito importante sobre a nossa metodologia.
☝️O que não é mensurado não pode ser gerenciado. Se você quer crescer o seu negócio também, é preciso saber quais indicadores acompanhar e ter a capacidade técnica para coletar e analisar esses dados.
Investimos também em mostrar a Lume como uma boa marca empregadora no mercado digital, além de montar uma trilha de formação de novos profissionais na nossa área. É uma obrigação para qualquer agência ou consultoria em SEO devido à escassez de profissionais, além de ser muito gratificante.
👉 Sempre recomendo aos profissionais iniciando nessas áreas que atuem também como parceiros de seus clientes, que não devolvam apenas "problemas" como recomendações rasas que o cliente mal compreende e não conseguirá implementar. Entregue soluções bem pensadas, com uma comunicação eficaz com cada ponto de contato, o mais didático possível, e conduzindo o cliente o máximo possível para resolver o problema.
Acompanhe a Lume e o Anderson Fagundes:
https://www.instagram.com/and.fagundes/
https://www.instagram.com/instalume/
https://www.linkedin.com/company/lumegrowthpartner/
E neste primeiro mês de 3ª temporada, a cada semana terá um novo episódio! 😍
Para falar sobre o universo de franquias convidamos Rafael Corte, sócio da @jahdoacai e fundador do JAH Franchising. A Jah do Açai possui mais de 100 unidades e está presente em 60 cidades do Brasil!
👉 Conversamos sobre os desafios e oportunidades ao empreender com franquias, as estratégias de marketing, comunicação e dicas para a jornada empreendedora. Confira:
📢 Quer compartilhar seus aprendizados nesta newsletter?
✉️ Entre em contato pelo e-mail rafaelasg.guimaraes@gmail.com ou whatsapp (48) 988291017
Ainda não é inscrito(a)?
Toda semana você recebe um e-mail com as principais notícias e tendências do universo de Marketing & Negócios. Inscreva-se!