Novo conteúdo aqui no Marketing & Negócios! Agora a cada quinzena, um profissional do mercado compartilhará dicas, experiências e aprendizados de suas jornadas por aqui 🤘
Olá! meu nome é Lorenzo Zancan, atualmente estou atuando como Account Executive em uma Martech Startup Dinamarquesa chamada Custimy. A convite da newsletter, vou trazer alguns insights sobre marketing de startups B2B na europa.
Você já se perguntou como grandes empresas de tech se organizam na Europa? Como é feita a estruturação da área e como as áreas se comunicam entre si?
Bom, vou começar trazendo um perspectiva regional disso tudo. O mercado europeu é considerado um dos mais complexos no sentindo de operacionalizar um negócio.
👀 O motivo: Diferenças culturais entre os países.
Startups querendo escalar no território europeu precisam adotar uma estratégia de hiper-localização, ou seja, dividir todo o território de atuação em zonas de convergência.
Essa convergência geralmente pode ser definida por proximidade geográfica, cultural ou linguística.
Então empresas de tecnologia adotam uma divisão standard para operar nesses mercados, com time regionais independentes reportando para liderança de todo território europeu.
Vamos ao exemplo! Como é a operação de uma SaaS europeia:
👉 Liderança Europeia como sede na Europa, normalmente em Dublin ou Londres:
Time UK & I: É a zona cultural mais parecida com a matriz USA, em função das características linguísticas & influencia imigratória. Existem diferenças na abordagem, então como nos outros territórios/ zonas é importante ter locais.
Time South: Aqui falamos dos países latinos do sul da Europa como Portugal, Espanha, Itália & França. Muito importante ter equipes locais em cada um dos países, praticas de negócios que se diferem muito em cada pais e necessidade de falar a língua local.
Time Central ou DACH: Time focado no mercado de língua alemã, mais especificamente Alemanha, Áustria & Suíça.
Time North: Time que cuida dos negócios nos países nórdicos como Dinamarca, Suécia, Noruega & Finlândia. A língua inglesa é plenamente estabelecida na região então não existe tanta necessidade de localização. Algumas empresas incluem na equipe North a região do Benelux. Bélgica, Holanda & Luxemburgo.
Time East: O Leste europeu é lar para grandes e valiosas empresas. No entanto, empresas de tecnologia atuando na Europa tendem a não localizar muito as atividades nem abrir escritórios nesses países, deixando equipes de marketing na sede da empresa.
Vale lembrar que isso é um esboço e as estrutura varia de acordo com a atuação da empresa e os mercados em que ela é mais forte!
Espero que tenham gostado dessa curiosidade sobre negócios europeus :)
Até a próxima,
Account Executive na Custimy
Enquanto a 3ª temporada ainda não chega, ouça a 1ª e 2ª temporada
📢 Quer compartilhar seus aprendizados nesta newsletter?
✉️ Entre em contato pelo e-mail rafaelasg.guimaraes@gmail.com ou whatsapp (48) 988291017
Ainda não é inscrito(a)?
Toda semana você recebe um e-mail com as principais notícias e tendências do universo de Marketing & Negócios. Inscreva-se!