Meta vs TikTok: Quem Ganha?
Entenda o que é ser community first e confira os dados e indicações da semana!
Batalha Meta vs TikTok
A Meta e TikTok estiveram na pauta das principais fontes de notícias e newsletter nesta semana. E aqui vou te explicar tudinho!
Nesta última semana uma fotógrafa famosa criou uma postagem que pedia para o Instagram voltar a ser Instagram novamente, e criou inclusive uma petição para isso. A publicação viralizou no âmbito global a ponto de até a família Kardashian compartilhar o post e Kylie Jenner se tornar uma das assinantes:
Após a viralização, Adam Mosseri, Head do Instagram, publicou em seu perfil um vídeo explicando sobre o posicionamento e próximos passos do Instagram. No vídeo ele afirma que o Instagram permanecerá com seu foco em vídeos, que o formato de visualização de feed estilo tiktok é apenas um teste e que há muito para ser melhorado:
Contudo, em uma entrevista para a newsletter Platformer, ele afirma que o Instagram recuará algumas mudanças recentes no produto após uma semana de críticas crescentes 👀
“Estou feliz por termos arriscado – se não falhamos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou ousado o suficiente…Mas definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e nos reagrupar. [Quando] aprendemos muito, voltamos com algum tipo de nova ideia ou iteração. Então, vamos trabalhar nisso!”
Que clima para a Meta!
Isso ocorre em um momento tenso para a Meta, que teve uma queda no valor das ações após registrar 1º recuo no faturamento. Na última semana, Mark Zuckerberg demonstrou frustração com seus funcionários em reunião semanal e afirmou que muitos muitos de seus funcionários estão onde não deveriam estar e que pretende consertar a cultura da empresa para sobreviver aos tempos difíceis à frente. 💣
Dona do TikTok indo para fotos?
E em meio a este climão, a ByteDance, empresa dona do TikTok, pode aproveitar desta insatisfação dos usuários do Instagram. A empresa registrou na última quarta-feira uma nova marca para uma rede social focada em fotos do cotidiano e estilo de vida! O aplicativo se chama ‘Kesong" 👀
O portal South China Morning Post afirma que a previsão do aplicativo é de chegar ao mercado no último trimestre deste ano. O slogan anunciado para o aplicativo é "novos estilos de vida para jovens".
E aí? Quem vence essa batalha?
Community First!
Ao longo de nossas jornadas como consumidores e profissionais, ouvimos de diversas empresas e marcas o termo ‘comunidades’. Mas como se define comunidades? Será que as marcas estão de fato construindo comunidades?
Essa é uma temática que abordei junto com Rodrigo Portaro no lançamento da 3ª temporada do Podcast Marketing & Negócios.
“Vejo muita gente falando sobre comunidade criando um grupo no telegram e só servindo as pessoas, mandando conteúdo educacional, uma via de uma única mão. Isso para mim não é comunidade, não é alguém fornecendo alguém”
Comunidades são baseadas em crenças e valores e a cultura é ponto chave na construção!
A construção de comunidades é um caminho não só para fortalecer sua marca como também potencializar o desenvolvimento de produtos. Cada vez mais vemos marcas e empresas criarem comunidades fortes que através de trocas e colaboração, é criado produtos com base nas dores e necessidades deste público. Uma empresa Community first primeiro cria a comunidade e depois constrói o produto.
De acordo com Rodrigo, existem 4 pilares para a construção de uma comunidade: On boarding, coordenação, governança, compensação
Confira um trecho do episódio:
Notícias da semana
👀Google lança campanha para reconquistar a preferência da geração Z
👉 TikTok lança guia para pequenos e médios negócios prosperarem
🍻 América Latina segura consumo da AB InBev, que bate estimativas apesar de inflação
😍 Linkedin libera opção de fazer post em formato carrossel
Dados
🛍️ Lojas físicas serão responsáveis por 78% das compras feitas até 2024 (Estudo do Euromonitor International)
👉 43% das pessoas que compram NFTs afirmam que o motivo principal é obter acesso a vantagens exclusivas (Hubspost consumer Trends 2022)
👀 40% dos jovens quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, eles vão para o TikTok ou Instagram (Estudo do Google apresentado na conferência Brainstorm Tech)
Indicações da semana
3ª temporada está no ar!! E neste primeiro mês soltaremos um episódio por semana! 😍
Para a estrear a temporada, convidei meu amigo Rodrigo Portaro , fundador da @echoaland, um estúdio descentralizado de entretenimento. Além disso é Head de Community da @wearealmadao , professor de storytelling para community builders no OnDeck no Vale do Silício e ex sócio da The Plot Company que teve como sócio Robert Mckee, Marcos Mion e Joni Galvão. Confira:
Para assistir:
No Web3Cast, podcast da Alma DAO, converso sobre a temática de NFTs com estes feras:
Pedro Cardoso, diretor de marketing e inovação da reserva, responsável pela divisão de experimentação e iniciativas da marca para web3 e metaverso - a ReservaX
Felipe Ribbe, Head de bizdev da Socios.com, sócio do NFT Ticket Pass e DescentraEduca
Marcelo Martins, que além de investidor em cripto e colecionador NFT é co-founder da Unblock.
Explicamos como funcionam os NFTs e as inúmeras oportunidades de aplicação, do entretenimento ao varejo, convido todos a assistir:
📢 Quer divulgar seu negócio aqui no Mkt&N?
✉️ Entre em contato pelo e-mail rafaelasg.guimaraes@gmail.com
Ainda não é inscrito(a)?
Toda semana você recebe um e-mail com as principais notícias e tendências do universo de Marketing & Negócios. Inscreva-se!