Nesta segunda-feira, dia 21, foi dia nacional do Podcast e é nestes momentos que eu fico reflexiva sobre como é ter um podcast. O que muitas pessoas não sabem é o poder que este formato de conteúdo tem de gerar negócios.
Networking e negócios
O Marketing & Negócios surgiu em 2021, em época de pandemia, como uma estratégia bem pessoal de me conectar com profissionais do mercado. Afinal, todos adoram um convite para gravar um episódio! Foram duas semanas para “ter a ideia” e gravar os primeiros episódios com nomes já super relevantes (pelo zoom mesmo e com ZERO equipamentos) .
Apesar de no começo eu ainda não monetizar diretamente via o formato, o podcast já me gerava um bom retorno. Na época eu atuava em uma empresa de tecnologia e fazia freelancer e consultoria de marketing digital. O podcast era um verdadeiro canal para as empresas B2B entenderem que eu tinha o conhecimento necessário para atendê-las. A cada episódio vinha algum decisor conhecer mais sobre meu trabalho - e fechar um projeto.
Fora que a cada episódio você tem a chance de se conectar com um líder de mercado e criar relações e trocas. Já gerei muitos negócios para minha empresa com convidados que se tornaram grandes parceiros e colegas - ou até que me conectaram com decisores ou profissionais importantes!
Além disso, o uso do podcast como divulgação de cases é super estratégico para geração de leads qualificados - Eu mesma já testei e funciona rs.
Parceria com marcas
O canal foi crescendo…No ano passado fizemos a parceria com a Monking para gravar no presencial em São Paulo e com o passar do tempo atingimos um outro nível de qualidade de produção, conteúdo, alcance e networking. São mais de 100 mil visualizações, com uma audiência de mais de 40 mil expectadores e seguidores. A qualidade da audiência e conteúdo chamou a atenção de algumas marcas que passaram a se tornar parceiras e patrocinadoras do Podcast.
Um dos projetos mais divertidos foi com a Chandon, onde produzimos dois episódios exclusivos (Para Youtube, Apple Podcasts e Spotify) para falar de marketing de experiência tomando um bom drink em um cenário de bar! Assista aqui.
Brasileiros engajam com Podcast
O Brasil é o país que mais consome Podcasts no mundo. De acordo com a Global Web Index 2023, 40,1% da população conectada do Brasil consome podcasts todas as semanas. Isso é mais que o dobro da média global, que é de 19,1%. Um grande fenômeno tanto aqui no Brasil quanto no mundo, já que a expectativa é que até 2024, ¼ da população mundial já tenha aderido aos podcasts, segundo estimativas da eMarketer.
De acordo com a Vox Media, em todas as gerações, os podcasts têm sim uma maior influência dos que os influenciadores nas redes sociais (75% contra 49%). Além disso, 77% dos consumidores concordam que tomaram decisões mais inteligentes por causa do que ouviram em um podcast.
Podcasts como influenciadores das marcas
A verdade é que os brasileiros engajam com Podcast muito mais do que um único conteúdo de 1 minuto nas redes sociais (que muitas vezes as pessoas veem apenas segundos). O conteúdo aprofundado de podcast conecta pessoas, marcas e pautas e isso pode ser uma grande oportunidade para as marcas, seja na construção de projetos exclusivos ou no patrocínio e ativação nos episódios.
Com a nossa atenção cada vez mais pulverizada, o formato de podcast nos provoca com seus indicadores cada vez mais crescentes de engajamento e retenção. E conteúdos e podcasts nichados pode ser um bom caminho para marcas que queiram conectar com seu público alvo.
Portanto, desde sempre - posso dizer - Podcast gera MUITO negócio!
Dados
55% dos donos de negócios são ouvintes diários de podcasts (Fonte: LowerStreet e a ContentFX)
Marcas que usam podcasts como parte da sua estratégia de conteúdo aumentam a conscientização do público em 89% (Fonte: Quill)
Updates
Netflix vai encerrar o plano básico sem anúncios no Brasil até o final de 2024
Pinterest lança o Pinterest Shop Brasil com foco em conteúdo original para o fim de ano
Microsoft Permitirá Criação de “Agentes de IA” para Tarefas de Rotina
YouTube testa sugestões de resposta a comentários com tecnologia de IA
“É bem melhor ser coautor de coisas brilhantes do que ator solitário de coisas medíocres” - Washington Olivetto