Ralph Lauren entra no universo gamer & as expectativas dos consumidores diante da crise
O Brasil é o segundo país no mundo que mais procura marcas e seus conteúdos nas mídias sociais
Diante de crise, quais são e serão os comportamentos dos consumidores?
Está aí uma boa pergunta! E a WGSN decidiu respondê-la em um novo report sobre o comportamento dos consumidores! À medida que os consumidores enfrentam inflação, crises econômicas e recessão, 65% dos consumidores esperam reduzir as compras ou parar de comprar completamente pelo menos uma categoria de produto. Muitos estão preocupados até com a compra de produtos de necessidades básicas, reavaliando os gastos nos setores de vestuário, alimentação e entretenimento. Nos EUA, 62% dos consumidores afirmam que as maiores mudanças observadas têm sido no preço nos alimentos.
Algumas mudanças destacam a priorização destes consumidores e novas experiências. 40% dos consumidores disseram que a maior mudança que fizeram recentemente foi experimentar novos produtos de marca própria dos supermercados.
Outro comportamento é que mais consumidores, inclusive os com melhores condições econômicas, estão recorrendo às lojas populares:
👉A Dollar Tree revelou que a maioria dos novos consumidores no último ano possuíam um rendimento de 80 mil dólares ou mais ao ano.
👉 O Walmart atribuiu 75% do seu lucros a compradores cujo rendimento anual é de 100 mil dólares ou mais.
De olho em creators e experiência!
Já abordamos aqui como as redes sociais são grandes mecanismos de buscas para produtos, serviços e experiências. Existem milhares de creators, vendedores e profissionais criando conteúdos seja no Instagram ou TikTok, com dicas práticas de economia, boas compras, promoções, novidades e experiências que influenciam o comportamento de compra dos consumidores. O que o report da WGSN destaca é a importância das marcas mais populares considerarem as colaborações de conteúdos com estes creators ou o empoderamento de seus próprios vendedores no digital.
Ralph Lauren de olho no jogo!
A empresa, de olho no universo crescente dos games, remodelou sua logotipo projetada especialmente para uma coleção com o Fortnite. O movimento faz parte de uma grande parceria entre a marca de moda e a Epic Games, que inclui roupas virtuais para o jogo, criadas por Lauren, e uma linha de roupas de verdade, que remete aos designs digitais e que até os replica no mundo real.
Por que Games? Vamos para alguns dados…
Mais de 70% dos brasileiros são adeptos a jogos eletrônicos – um público 7% maior do que o registrado em 2019 –, conforme aponta a Pesquisa Game Brasil 2020.
Com mais de 350 milhões de jogadores no mundo, o Fortnite, da Epic Games, é um dos games mais baixados do ano passado (Fonte: Forbes)
A expectativa da consultoria especializada Newzoo é que o setor cresça 7,2% entre 2019 e 2023, superando a receita de US$ 200 bilhões por ano.
👉 O universo dos games apresenta infinitas possibilidades para as marcas, inclusive de encontrar novos mercados e se atualizar conforme o tempo. Há diversos nichos e diferentes comunidades dentro dos games, e por isso, encontrar aquela comunidade que faça sentido para os valores, personalidade e produtos da marca é fundamental. Este movimento da Ralph Lauren representa uma estratégia de aproximação com o mundo digital e com novas oportunidades, de negócios e awareness.
Notícias da semana
👉 Instagram lança recurso de agendamento de postagens para contas profissionais
😯 Nestlé lança no Brasil primeira cafeteira de cápsulas compostáveis
👀 Meta anuncia demissão de 11 mil funcionários diante de queda em lucro
🪙 PicPay avança em cripto e libera novos tokens para negociação
Dados
📱 O Brasil é o segundo país no mundo que mais procura marcas e seus conteúdos nas mídias sociais. Em praticamente todas as faixas etárias. Fazendo isso em primeira instância, antes de visitar um site ou qualquer outro canal (Fonte: Global Web Index 2022 / @rkiso)
👀 Menos da metade (43%) dos consumidores dizem que gastam tempo procurando as melhores ofertas (GWI - Retail Trends 2023)
🛒 Os cupons são mais importantes para os consumidores mais velhos, com 42% dos baby boomers dizendo que eles os tornam mais propensos a comprar um produto online (GWI - Retail Trends 2023)
Indicações da Semana
Novo episódio no ar!
Nosso convidado é o @and.fagundes , CEO e founder da Lume - Growth Partner, consultoria especializada em SEO e Analytics! Conversamos sobre a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), conceitos, tendências, melhores práticas e como utilizar a metodologia no seu negócio! Confira:
Mulheres & Web3
Nesta semana saiu novo episódio do Web3Cast, podcast da @wearealmadao na qual sou host! Com a temática ‘Mulheres & Web3’ conversei com Cintia Ferreira, Ana Laura Magalhães, founders a EVE NFT, e Caroline Dalmolin, head de parcerias da reality labs da Meta. Confira o episódio:
Um bate papo com o CEO do Rock In Rio
Saiu também o episódio do MorseCast que tive a oportunidade de participar onde entrevistamos o Luis Justo, CEO do Rock In Rio! Bate papo super legal onde ele traz o lado business desta grande plataforma de conteúdo, entretenimento e experiência:
📢 Acompanhe + conteúdos
Me segue lá no Insta! 🤘@rafaelaguimaraes @marketingenegocios.cc
Curte mais Linkedin? Segue lá!
🎙️ Acompanhe o Podcast no Spotify ou na sua plataforma de favorita
✉️ e-mail: rafaelasg.guimaraes@gmail.com
Ainda não é inscrito(a)?
Toda semana você recebe um e-mail com as principais notícias e tendências do universo de Marketing & Negócios. Inscreva-se!