A loja do Instagram não pegou?
Parece que não viu, mas aqui pelo Brasil eu já penso diferente…
De acordo com um memorando interno da Meta, o Instagram está planejando reduzir drasticamente seus recursos de compras. As informações relatam que a guia ‘Loja’ do Instagram acabará desaparecendo da rede social. Contudo, ainda será exibido produtos dentro do aplicativo, só que de forma mais simples e menos personalizada.
A demanda pela loja é pequena e muito do que se esperava de comportamento de compra, inspirados na China, acabou não acontecendo em países ocidentais.
Mas pera aí…
Um ponto importante de se destacar é que aqui no Brasil o Instagram é a rede social número 1 para a pesquisa de produtos. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box e divulgada pela mLabs, 70% dos usuários utilizam o Instagram para encontrar os produtos que desejam. Será que esta demanda pela loja no Instagram também é pequena no Brasil?
Minha análise:
75% dos brasileiros usam as redes sociais para pesquisar produtos, ou seja, o brasileiro é um consumidor muito conectado com as redes sociais. Contudo, a jornada do brasileiro na rede social não é linear, existem inúmeras variáveis que influenciam sua atenção e decisão. Não necessariamente o usuário entrará na guia loja para adquirir o produto, na verdade, ele é influenciado por diversos caminhos na sua experiência.
Uma jornada muito comum: O cliente é impactado por um anúncio ou conteúdo, entra no perfil para analisar a empresa, entra na loja da própria marca dentro do perfil e só a partir daí começa a visualizar os produtos adicionados na rede social…
Ou seja, a demanda por produtos no Instagram existe e é grande, mas não necessariamente é através da guia ‘loja’ separada. E aí? Você sentiria falta da guia na sua jornada de compra no Instagram?
Como é o Marketing Digital na América Latina?
Um estudo da NTT Data e MIT Technology Review analisou o estado do marketing digital na América Latina e alguns resultados e insights eu trouxe aqui para vocês…
90% das empresas latino-americanas já possuem uma estratégia de marketing definida e, entre seus objetivos, converter ou captar clientes é sua meta principal. Isso é seguido pela retenção de clientes e a melhoria do brand awareness, ou seja, fazer com que a sua marca seja reconhecida e lembrada.
Das empresas que já possuem um plano marketing digital, em 43% foi realmente possível de implementar e atingir indicadores.
70% das empresas afirmaram ter aumentado seu investimento ao longo do último ano
As empresas dos setores de Tecnologia e Varejo se destacam como as organizações que mais investem em marketing digital
O estudo analisou as ferramentas utilizadas pelas empresas da região para impulsionar sua estratégia de marketing digital. Em ordem de preferência estão:
Redes sociais (94%)
Website (85%)
E-mail marketing (76%)
SEO (60%)
SEM (60%)
Blog (36%)
e-commerce e aplicativos móveis (35%)
No estudo também foram apresentadas algumas tendências de marketing que o mercado latino-americano está de olho, como: Metaverso como um novo canal, Conteúdo personalizado, TikTok como grande oportunidade de conexão, Ecossistema Martech, Blockchain, entre outros…
👉 Veja o material completo em: Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente digital como centro da estratégia de negócios em 2022
Notícias da Semana
Twitter começa a permitir compras de produtos em lives
Itaú cria marketplace e migrará programa de fidelidade
TikTok eleita a plataforma de anúncios ‘mais inovadora’ em nova pesquisa
Kim Kardashian lança empresa de investimento privado
Dados
👀 TikTok: Humor, Música e Turismo são os principais tipos de perfis que os usuários brasileiros seguem (Fonte: Opinion Box)
☝️ Compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade. Na prática, o compliance tem a função de proporcionar segurança e minimizar riscos de instituições e empresas, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente.
Nas empresas…
95% dos profissionais construíram ou estão construindo uma cultura de compliance para compartilhar a responsabilidade em toda a empresa.
93% concordam que as novas tecnologias facilitam o compliance, automatizando tarefas humanas, removendo erros humanos e tornando o processo mais eficaz e eficiente.
Indicações da Semana
E por falar em compliance… Novo episódio no ar!
Rafaela Frankenthal é co-fundadora e CEO da SafeSpace, uma plataforma de compliance para gestão de má conduta nas empresas. A startup foi criada em 2020 e nasceu com uma proposta inovadora: ser uma plataforma digital capaz de prevenir, comunicar e resolver problemas de comportamento no trabalho de forma rápida, prática e eficaz, substituindo os antigos e obsoletos canais de denúncia analógicos e contribuindo para a construção de uma cultura de confiança dentro das empresas.
👉 Conversamos sobre sua jornada empreendedora, desafios de vendas e desenvolvimento de produto e a importância do compliance nas empresas. Confira:
🎙️ MorseCast onde participo comentando as principais notícias da semana:
🎙️ Podcast Meio & Mensagem - A evolução do Live Commerce:
#Tech
A Socialis é uma plataforma que conecta marcas à suas unidades (lojas, vendedores, associados…), instruindo-as a adotar as melhores estratégias de marketing nas redes sociais de maneira inteligente e gamificada. Saiba Mais!
📢 Quer divulgar seu negócio aqui no Mkt&N?
✉️ Entre em contato pelo e-mail rafaelasg.guimaraes@gmail.com
Ainda não é inscrito(a)?
Toda semana você recebe um e-mail com as principais notícias e tendências do universo de Marketing & Negócios. Inscreva-se!