Voltei com análises e novidades!
A busca pela monetização das plataformas e a falta de foco das redes sociais. Confira o Marketing & Negócios da semana.
Você deve ter sentido que esta newsletter não chegava na sua caixa de entrada desde o início do mês. Neste meio tempo precisei pausar a newsletter para poder reorganizar todo o Marketing & Negócios e principalmente minha nova rotina profissional. Mas agora voltamos com tudo! E algumas novidades estão por vir:
😍 O Mkt&N estará mais presente em sua semana! Além de toda quinta-feira com as principais notícias e tendências da semana, outro conteúdo também será encaminhado durante a semana com o objetivo de te atualizar sobre uma tendência específica.
🤘Mais profissionais por aqui! Quinzenalmente, você receberá um conteúdo de um profissional do mercado. Você receberá histórias, análises e dicas de profissionais a respeito de temáticas que envolvem Marketing & Negócios.
🎙️ 3ª temporada do Podcast chegará em Julho! As gravações estão a todo vapor, e neste próximo mês voltaremos o podcast com convidados muito especiais! Fique de olho em @marketingenegocios.cc e no meu perfil @rafaelaguimaraes
Bora se atualizar?
A busca pela monetização
Nas últimas semanas tanto as plataformas de streaming quanto as plataformas sociais anunciaram diversas mudanças com foco na monetização e modelos de assinatura:
A Netflix vem passando por momentos difíceis após grandes demissões e problemas no crescimento de assinantes. Como solução, optou por criar um modelo de assinatura mais barato com a inserção de anúncios e publicidade na plataforma. A Disney+ também optou por incluir este novo modelo.
O Snapchat lançou o ‘Snapchat Plus’. Os assinantes do plano pago de US $3.99/mês terão acesso à recursos exclusivos. O plano de assinatura veio como a primeira tentativa da plataforma em monetizar o conteúdo além dos anúncios já presentes.
Após provocações de Elon Musk, Twitter vem estudando novos modelos de monetização de tweets.
Pinterest anuncia novo CEO com foco em gerar mais oportunidades de monetização.
Com a alta concorrência dos streamings e redes sociais, os novos modelos de assinatura e monetização surgem como um caminho para driblar desafios financeiros e de negócios. A mudança de rumo vem num momento de moderação do crescimento e o foco dos investidores passa das metas de assinantes para economia a longo prazo.
Você também está sentindo as redes sociais perdidas?
Todos os dias vemos uma novidade diferente surgindo nas redes sociais. Uma hora é vídeos curtos, depois NFTs, depois monetização, surge o metaverso, é lançado avatares e logo depois surge novos recursos de compra. I´m Lost! Vamos para alguns exemplos só de novidades dos últimos dias:
Instagram está desenvolvendo novas funções para visualizar NFTs no mundo real através de sua própria câmera
Instagram anunciou o Creator Marketplace, onde os criadores poderão ser descobertos pelas marcas para possíveis oportunidades de parceria
Instagram anunciou Reels Play Bonus, que em breve permitirá criadores monetizarem na plataforma
Ah…e nem mencionamos o quanto o Instagram vem copiando o TikTok diariamente né?!
O Twitter, que antes tinha o objetivo de estimular o compartilhamento de nossas ideias através de poucos caracteres, já anunciou um novo formato de textos mais longos, o chamado Twitter Notes.
Ao mesmo tempo, Twitter anuncia também diversas outras funcionalidades e possibilidades (muito por conta das provocações de Musk)
Facebook uma hora está focando em Lives, outra hora está focando em grupos
E por aí vai…
🤨 Não que não seja importante o crescimento e lançamento de novidades e recursos, contudo, ao mesmo tempo que Instagram vem construindo diversas coisas ao mesmo tempo, sua função básica está deixando de ser atendida. Além de sua instabilidade constante, muitas marcas estão optando migrar suas estratégias para outras redes (como TikTok) com o argumento de melhor entrega e foco da plataforma.
👀 Ao mesmo tempo, surgem novas redes sociais que buscam minimizar interações publicitárias e permitir conexões melhores entre usuários, como por exemplo o BeReal, que incentiva os usuários a enviar uma postagem todos os dias para seus amigos para mostrar exatamente o que estão fazendo em tempo real. O aplicativo entrou no Top 10 geral na App Store dos EUA, superando aplicativos tradicionais como Messenger, Snapchat, Telegram, Discord, Twitter e Pinterest.
Será que a busca incessante pelo crescimento está fazendo com que as big tech deixem de atender o básico? Escrevi um artigo para o Morse News sobre o tema. Confira aqui.
Free Fire: Nobru fecha exclusividade com Youtube e Anitta lança música inédita
O Nobru (um dos melhores jogadores de Free Fire do mundo e um dos maiores criadores de conteúdo) anunciou sua exclusividade com o Youtube Gaming. Nesta mesma semana, Anitta lançou seu videoclipe fruto da parceria com o jogo que inclui a criação da personagem “A Patroa” no game. "Passei a considerar o público gamer em todos os meus projetos" é o que diz a artista.
Por que é relevante?
O Brasil atingiu a marca de 74,5% de sua população que diz jogar games.
Vamos galera, mulheres! A maioria dos usuários é composta por mulheres, que representam 51% dos jogadores - Pesquisa Game Brasil
A expectativa é de que o setor cresça 7,2% entre 2019 e 2023, superando a receita de US$ 200 bilhões por ano
A Twitch é a plataforma mais famosa para transmissões de streaming no universo gamer e com o contrato de exclusividade de Nobru, uma competição entre o Youtube Gaming e Twitch se torna ainda mais acirrada.
Aqui no Mkt&N já falamos muito sobre a relevância do mercado gamer e as inúmeras oportunidades que este universo gera para as marcas. Confira as marcas mais conhecidas pelo público gamer:
No Podcast já conversamos sobre o assunto com Cynthya Rodrigues, confira aqui!
Mais notícias
👀 Coca-Cola e Marshmello: a nova cocriação da marca
😯 TikTok remove 20 milhões de contas por pertencerem a menores de 13 anos
🏆 BK Brasil é eleita a marca mais criativa do ano em Cannes pela 3ª vez
👉 FCC pede que Apple e Google retirem TikTok da suas lojas
Dados
👉 Quais tipos de vídeos os compradores B2B estão assistindo?
39% Review/Demo de produto
33% Tutoriais/ Treinamento
31% Lives/ Webinários
Fonte: Brightcove 2022
📢 85% dos profissionais de eventos dizem que o acesso ao engajamento dos participantes e insights é vital para o seu sucesso (Fonte: Hopin)
🛒😮 Está aumentando o número de brasileiros que usam as mídias socias para pesquisar sobre um produto ou serviço. Pela pesquisa da Global Web Index de janeiro deste ano, 63% dos brasileiros usavam as mídias sociais para esse objetivo, mas agora esse número está em 75%, segundo a pesquisa da Opinion Box de maio (Fonte: @rkiso)
Indicações da Semana
👉 Report da McKinsey & Company sobre Metaverso
Mais de US$ 120 bilhões já foram investidos no metaverso em 2022. E 79% dos consumidores ativos no metaverso já fizeram compras. A consultoria global McKinsey & Company aborda o assunto em seu novo relatório. Recomendo a leitura e o estudo!
Alguns outros relatórios que indico:
Podcasts da semana:
🎙️ Podcast GambiCast - Como automatizar um programa de embaixadores e reduzir em 43% os chamados de suporte:
🎙️ Podcast BrainCast - A Geração Z está sendo justa com a música?
Enquanto a 3ª temporada ainda não chega, ouça a 1ª e 2ª temporada
📢 Quer divulgar seu negócio aqui no Mkt&N?
✉️ Entre em contato pelo e-mail rafaelasg.guimaraes@gmail.com
Ainda não é inscrito(a)?
Toda semana você recebe um e-mail com as principais notícias e tendências do universo de Marketing & Negócios. Inscreva-se!